Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Intervenção do Estado no domínio econômico - parte I

Publicado por Endireitados
há 8 anos

Interveno do Estado no domnio econmico - parte I

Iniciaremos um novo assunto dentro da matéria de Direito Administrativo, intervenção do Estado no domínio econômico.

A Constituição Federal, no art. 173, assegura à iniciativa privada a preferência para a exploração da atividade econômica, ao estabelecer que:

Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

No § 4º do mesmo artigo determina que a lei coibirá o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros.

E o art. 174 atribui ao Estado as funções de fiscalizar, incentivar e planejar, sendo que o planejamento é determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

Com fundamento nesses dispositivos constitucionais, o Estado atua no domínio econômico, interferindo na iniciativa privada, visando à satisfação da coletividade. O modo de atuação do Estado variará segundo o objeto, o motivo e o interesse público a ser amparado, indo desde a repressão ao abuso econômico até mesmo ao controle do abastecimento e controle de preços privados.

A competência para a atuação no domínio econômico, de regra, pertence à União, mas há certas medidas que também podem ser adotadas pelos Estados-membros, Distrito Federal e Municípios (art. 23 incisos VI e VIII, e art. 24 incisos V e VI da Constituição).

Os principais meios de atuação do Estado no domínio econômico são os seguintes:

a) monopólio;

b) repressão ao abuso do poder econômico;

c) controle de abastecimento;

d) tabelamento de preços;

e) criação de empresas estatais.

Cabe esclarecer que os meios de atuação do Estado na ordem econômica enumerados acima não são taxativos, já que o interesse público poderá exigir outras formas de intervenção do Estado, por exemplo, estabelecer uma política tributária específica para um setor, para estimular ou desestimular a atividade, através de alteração nas alíquotas de tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Importação (II) entre outros.

No próximo post detalharemos cada um destes meios. Dúvidas e sugestões deixem nos comentários ou por email: patricia.strebe@gmail.com. Bons estudos!

Interveno do Estado no domnio econmico - parte I

E sabia que o Endireitados está sempre presente como ferramenta de apoio ao estudo, através de um aplicativo para celular que possibilita você treinar para as questões dos Exames de Ordem anteriores, aprendendo com as mini vídeo questões?

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3362
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intervencao-do-estado-no-dominio-economico-parte-i/311632579

Informações relacionadas

Endireitados
Notíciashá 8 anos

Aprendendo em 5 minutos: Intervenção do Estado no domínio econômico

Dirjenane Nunes, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Análise Crítica de "Direito Econômico" de João Bosco Leopoldino.

Juri Descomplica, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

Os principais direitos do servidor público

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

Processo do trabalho: entenda as nulidades

Priscila Dal Santos, Advogado
Modeloshá 2 anos

ação de consignação em pagamento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)