Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Novo CPC – Processo de Execução Civil – Aula 3

Publicado por Endireitados
há 8 anos

Novo CPC Processo de Execuo Civil Aula 3

Antes de começar o assunto, caso queria ver as mini-aulas anteriores, acesse o blog de conteúdo do Endireitados neste link!

Natureza Jurídica

Histórico

“No código anterior o julgado do procedimento liquidatório configurava, portanto, uma sentença de natureza declaratória, necessária para completar o título executivo, já que antes dela o credor ainda não contava com título de obrigação certa, líquida, e exigível, para atender às exigências do art. 586 do CPC/73.

Tinha-se, na espécie, um título executivo múltiplo, porquanto integrado por mais de um documento e mais de uma declaração de vontade: assim é que a primeira sentença dava certeza ao direito do credor, e a segunda lhe adicionava a liquidez e, consequentemente, a exigibilidade.” (Jr., THEODORO, Humberto. Curso de Direito Processual Civil – Vol. II, 49ª edição. Forense, 2014. VitalBook file.)

De tal arte, a sentença que fixava e determinava o objeto da condenação ilíquida era sentença de mérito, como aquela que a antecedera e ficara incompleta pela indeterminação do quantum ou do quod debeatur. Completando a atividade jurisdicional de conhecimento, a sentença liquidatória fazia coisa julgada material, nos precisos termos dos arts. 467 e 468.8

Em conclusão, não mais se podia conceituar a liquidação como uma fase ou incidente da execução. Seu caráter era típico de um processo de conhecimento preparatório de uma futura execução forçada. (Jr., THEODORO, Humberto. Curso de Direito Processual Civil – Vol. II, 49ª edição. Forense, 2014. VitalBook file.) – retirado de material auxiliar de aulas do professor Dr. Paulo Vestim Grande – FMU

Espécies de Liquidação

Hipóteses

Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, deve-se proceder à sua liquidação por requerimento do credor ou do devedor:

  • por arbitramento, quando determinado pela sentença, convencionado pelas partes ou exigido pela natureza do objeto da liquidação;
  • pelo procedimento comum, quando houver necessidade de alegar e provar fato novo.

(Art. 509, I e II do CPC)

Procedimento

  • Quando na sentença houver uma parte líquida e outra ilíquida, ao credor é lícito promover simultaneamente a execução daquela e, em autos apartados, a liquidação desta.
  • Quando a apuração do valor depender apenas de cálculo aritmético, o credor poderá promover, desde logo, o cumprimento da sentença.
  • O Conselho Nacional de Justiça desenvolverá e colocará à disposição dos interessados programa de atualização financeira.
  • Na liquidação é vedado discutir de novo a lide ou modificar a sentença que a julgou.

(Art. 509 §§ 1 a 4º do CPC)

Liquidação por arbitramento

Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo que fixar, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.

(Art. 510 do CPC)

Liquidação pelo procedimento Comum

Na liquidação pelo procedimento comum, o juiz determinará a intimação do requerido, na pessoa de seu advogado ou da sociedade de advogados a que estiver vinculado, para, querendo, apresentar contestação no prazo de 15 (quinze) dias, observando-se, a seguir, no que couber, o disposto no Livro I da Parte Especial do CPC.

(Art. 511 do CPC)

Liquidação Provisória

Recurso Pendente

A liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

(Art. 512 do CPC)

William Ferraz – Facebook: www.facebook.com/wferraz

Profissional da área de T. I. Há 20 anos agora dedica-se ao aprendizado do Direito, é estudante do 6º semestre das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU onde é Presidente da Representação Discente e membro da Comissão de Acadêmicos de Direito da OAB-SP e colunista semanal do blog Endireitados.

Novo CPC Processo de Execuo Civil Aula 3

E sabia que o Endireitados está sempre presente como ferramenta de apoio ao estudo, através de um aplicativo para celular que possibilita você treinar para as questões dos Exames de Ordem anteriores, aprendendo com as mini vídeo questões?

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2167
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-cpc-processo-de-execucao-civil-aula-3/283905505

Informações relacionadas

Artigoshá 7 anos

Processo de Execução no novo CPC

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Conceito de execução civil e seus princípios informadores - Camila Lorga Ferreira de Mello

João Pedro Pedroso dos Santos, Advogado
Artigosano passado

O processo de execução civil no sistema processual brasileiro

Marcio Antunes Sousa, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Procuração para inquérito

Agência Brasil
Notíciashá 11 anos

Cobrança de dívidas da União pode levar até 12 anos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Porque alguns juízes de 1º grau, ao prolatar sentença, não atentam aos princípios constitucionais vigentes; a jurisprudência majoritária e a doutrina; todos evidenciados pela Lei de introdução ao código civil brasileiro para o convencimento que ajudará a definir a sentença, e no entanto, continuamos a presenciar na prática, que certos juízes ainda teimam em aplicar apenas a literalidade da LEI; motivo que vem causando uma enxurrada de recursos junto aos tribunais superiores, contribuindo para diminuir a celeridade processual ? continuar lendo