Exame da Ordem e Concursos: Getting things done!
Pensando na eficácia, otimização e completude das atividades, o Endireitados traz uma ferramenta parai auxiliar você no Exame da Ordem e Concursos Públicos.
Pensando na eficácia, otimização e completude das atividades, o blog Endireitados traz uma ferramenta que com certeza vai auxiliar você para o Exame da Ordem e Concursos Públicos.
O livro Getting Things Done, que no Brasil ganhou as traduções de “Produtividade Pessoal” e mais recentemente “A Arte de Fazer Acontecer” mudou a forma de organizar as atividades. Longe de ser um livro de auto-ajuda, a obra de David Allen traz na verdade uma eficiente metodologia de organização pessoal com o objetivo de:
- Fazer você trabalhar menos tempo
- Fazer você trabalhar mais produtivamente
- Liberar sua mente para pensar em coisas criativas
- Ter controle sobre (quase) tudo o que você tem a fazer
Embora sejam tratados por alguns como revolucionários, os ensinamentos de David Allen na verdade compõem apenas uma método claro para as pessoas aprenderem a lidar melhor com seus afazeres.
Todos nós lidamos com eles todos os dias, mas fazemos isso muito mais intuitivamente do que organizadamente. O segredo da metodologia GTD está apenas em organizar a forma como processamos e executamos essas informações.
O conceito da metodologia GTD
O conceito-chave do método de Allen é que a produtividade das pessoas é proporcional à capacidade de deixar o trabalho fluir. A idéia é mantenha o foco nos resultados ad infinitum e sempre execute a ação mais imediata da atividade mais importante. Esse conceito obviamente é muito mais destrinchado no livro, indispensável mesmo com as diversas informações disponíveis na web sobre a metodologia.
O GTD orienta a retirar tudo das nossas cabeças, colocando as pendências que temos em um sistema confiável, que seja revisado periodicamente. Com a mente livre de lembrar de tudo o que temos a fazer, aumenta o espaço disponível para a criatividade e a solução dos problemas.
O fluxograma da metodologia
Essas são as cinco macro-etapas do Getting Things Done:
- Coletar
- Processar
- Organizar
- Revisar
- Executar
Primeiro devemos coletar – física e mentalmente – todas as pendências que temos, todas mesmo. Depois que estiverem todas reunidas em um sistema confiável e fora de sua cabeça, devemos processá-las e organizá-las uma a uma, perguntando-se o que é, se é passível de ação (se não for, arquiva-se), e qual encaminhamento deve ser dado (fazer na hora, delegar, adiar ou pôr no calendário).
Veja como funciona, no diagrama feito pelo site Gestão de Tempo:
O último ato é executar, perguntando-se sempre qual o primeiro passo em termos de movimento físico que deve ser feito para que aquela pendência deixe de ser uma pendência.
Fonte: Mude. Nu
2 Comentários
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Parabéns! Ótimo artigo, gostaria de contribuir.
A Advocacia está muito competitiva e com a disseminação da internet e das redes sociais ficou ainda mais competitivo ainda.
Hoje no Brasil contamos com mais de 1.300 Faculdades de Direito, próximo de 5 milhões de estudantes de Direito, desses estudantes 150 mil fazem o Exame da OAB todos os anos. Somos o 2º País com mais Advogados, só perdendo para os Estados Unidos.
Infelizmente por falta de informação e capacitação especializada Acabamos nos perdendo pelo caminho e nos atolando em audiências e prazos, não percebendo que precisamos ter sabedoria, a advocacia é uma dádiva um privilégio e não um fardo insuportável que queremos nos livrar a qualquer preço. continuar lendo
Fantástico! continuar lendo