Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O que é e como funciona a "Transação Penal"?

Publicado por Endireitados
há 9 anos

O que e como funciona a Transao Penal

A transação penal é um instituto despenalizador pré-processual inserido pela Lei 9.099/95, em seu artigo 76, que se baseia no direito penal consensual, ou seja, uma mitigação da exigência de um devido processo legal, o qual exige que, para a imposição de pena, é necessário que o agente venha a ser processado e tenha, contra si, uma sentença condenatória transitada em julgado.

Evidentemente, é cabível somente àqueles crimes de competência dos Juizados Especiais Criminais, os chamados “crimes de menor potencial ofensivo”, os quais possuem pena máxima em abstrato de 2 (dois) anos, ou contravenções penais (independentemente da pena máxima cominada).

Para que o agente faça jus ao instituto, faz-se necessário o preenchimento dos requisitos estabelecidos pelo § 2º do artigo 76 da Lei n. 9.099/95 que, em seus incisos, arrola tal impossibilidade em caso de:

I - ter sido o autor da infração condenado, pela prática de crime, à pena privativa de liberdade, por sentença definitiva;

II - ter sido o agente beneficiado anteriormente, no prazo de cinco anos, pela aplicação de pena restritiva ou multa, nos termos deste artigo;

III - não indicarem os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, ser necessária e suficiente a adoção da medida.”

Assim, antes do início da ação penal e após a tentativa de composição civil dos danos - que, para ações penais privadas e públicas condicionadas à representação, acarreta a extinção da punibilidade, seja pela renúncia ao direito de queixa, seja pela renúncia ao direito de representação -, o Ministério Público (em caso de ação penal pública, condicionada ou incondicionada) ou o querelante (em ação penal privada, privada personalíssima ou subsidiária da pública) oferece ao investigado uma pena restritiva de liberdade ou multa.

Tal acordo é homologado pelo juiz e a extinção da punibilidade fica condicionada ao cumprimento das medidas impostas. Caso não sejam cumpridas as “condições”, o procedimento retorna ao status anterior com o consequente oferecimento da denúncia ou queixa-crime (aponta-se que, para o oferecimento de transação penal, entende-se que devem estar presentes os requisitos para o oferecimento da peça acusatória).

Uma vez cumpridas as medidas acordadas em sede de transação penal, extingue-se a punibilidade do agente, o que impossibilita o oferecimento da ação penal.

A transação penal não pode ser novamente ofertada para o agente pelos próximos 5 (cinco) anos, todavia, a ocorrência não constará para efeitos de reincidência ou maus antecedentes.

Hyago de Souza Otto - http://hyagootto.jusbrasil.com.br/Eterno estudante, apaixonado pelo Direito, Política e colunista do Endireitados.

Quer conhecer o Endireitados?

Quer baixar gratuitamente o Endireitados?

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210127
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-e-como-funciona-a-transacao-penal/189932811

Informações relacionadas

Carlos Alberto Gonçalves Junior, Advogado
Artigoshá 4 anos

Você sabe diferenciar transação, suspensão e acordo de não persecução?

Paulo Bernardo Filho, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como funciona o Acordo de Não Persecução Penal(ANPP)?

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 6 anos

Quando pode ser proposta a suspensão condicional do processo?

Artigoshá 4 anos

Algumas diferenças entre ANPP x Transação Penal e Suspensão Condicional do Processo.

Tamires Ribeiro, Advogado
Artigoshá 2 anos

Composição Civil dos Danos

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Assim, antes do início da ação penal e após a tentativa de composição civil dos danos (...) o Ministério Público (em caso de ação penal pública, condicionada ou incondicionada) ou o querelante (em ação penal privada, privada personalíssima ou subsidiária da pública) oferece ao investigado uma pena restritiva de *DIREITOS* ou multa. continuar lendo

Jus Brasil, uma ferramenta muito útil. continuar lendo

Quem foi beneficiado com a transação pode fazer concurso público de segurança pública? continuar lendo

Pode sim! Uma vez que não chega, sequer, a ser impetrada Ação Penal. Todavia, se o querelado (o que foi indiciado) não cumprir com as obrigações impostas, como Multa ou Pena restritiva de direito, o Ministério Público oferecerá nova denúncia ao juiz, abrindo-se assim, a Ação Penal que poderá vir a culminar em uma sentença transitada em julgada.

obs: Atente-se pois, que, o que pode impossibilitar o ingresso a determinadas áreas por concurso público, não é a Ação Penal, e sim o julgamento motivado e fundamentado do magistrado. continuar lendo

Saudações !

A transação penal, na prática se reflete na diminuição da pena do acusado ? continuar lendo

O Ministério Público como autor da ação penal pública condicionada ou incondicionada, tem legitimidade para propor a transação penal, que é um acordo com o indiciado, para não não oferecer denúncia, evitando o início da ação penal, não se discute mérito, isso significa que o indiciado não confessou o crime, como também não foi inocentado. Assim, ele cumprindo a obrigação assumida com o Representante do Ministério Público, o processo é extinto, ficando sem registro de maus antecedentes, porém ele está impedido de usar o benefício pelo prazo de cinco anos. Sempre aconselho meus clientes a aceitar a transação penal. O Promotor de Justiça de Carolina, Estado do maranhão, sempre propõe acordo para doação de objetos à instituições filantrópicas ou órgãos públicos, de acordo com a necessidade destes. É um instituto jurídico muito bom, principalmente para pessoas de bem que cometeu algum deslize, cometeu algum crime de pequeno potencial ofensivo, e não quer responder processo. continuar lendo

O nosso Promotor de Justiça, Dr. Marcos Túlio Lopes, sempre faz acordos com valores razoáveis, os objetos a serem doados pelo indiciado não passam de um salário mínimo, ele sempre observa a condição financeira do acordante. continuar lendo

Mas é a vítima? Se não concordar com a Sansão imposta como fica? continuar lendo