Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Dicas em 5 minutos: novo CPC - Usucapião Extrajudicial

O novo CPC, trouxe uma novidade interessante que é o instituto do Usucapião Extrajudicial. Venha aprofundar este assunto com o especialista do Endireitados.

Publicado por Endireitados
há 8 anos

Dicas em 5 minutos NOVO CPC - Usucapio Extrajudicial

O novo CPC, trouxe uma novidade interessante que é o instituto do Usucapião Extrajudicial. O intuito da criação deste, é apenas acelerar processos que não hajam litígio.

Em seu art. 1.071, o novo CPC acrescentou à Lei de Registros Publicos o art. 216-A, com dez parágrafos, os quais tratam da matéria.

A partir de agora, quem quiser ter seu direito à usucapião (também chamada de prescrição aquisitiva), poderá requerê-lo direto no cartório responsável pelo registro de imóveis, sem precisar passar por todo o tormentoso processo judicial exigido pela situação.

Qualquer das modalidades, seja ordinária (art. 1.242/CC), extraordinária (art. 1.238/CC), especial urbana (art. 1.240), especial rural (art. 1.239/CC), ou por abandono de lar (art. 1.240-A/CC), sem prejuízo das demais modalidades especificadas em leis esparsas, pois não se fez qualquer restrição a esse respeito.

Os requisitos gerais são:

  • a coisa hábil ou suscetível de usucapião;
  • a posse initerrupta;
  • o decurso do tempo;
  • o justo título e a boa-fé;

Sendo que os três primeiros itens são requisitos necessários para todas as espécies, enquanto o justo título e a boa-fé são requisitos somente da usucapião ordinário.

Os requisitos específicos para o Usucapião Extrajudicial são cumulativamente:

  • Representação por advogado;
  • Planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotação de responsabilidade técnica no respectivo conselho de fiscalização profissional, e pelos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes (vizinhos);
  • Certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente;
  • Qualquer documento que demonstre a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse, tais como o pagamento dos impostos e das taxas que incidirem sobre o imóvel.

A partir daí, ao comparecer no cartório de registros, o registrador irá autuar o pedido, que fará apenas uma prenotação.

Caso o requerente não possua a assinatura do proprietário ou qualquer outro titular de direito real e outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e dos imóveis confinantes (vizinhos), o registrador irá notificar essas pessoas pelo correio ou pessoalmente com aviso de recebimento, para manifestar o consentimento de forma expressa ou apresentar impugnação. No caso dos detentores dos direitos reais apresentem impugnação ou permanecerem em silêncio, esta ação irá para decisão do juiz, portanto não a tornará mais extrajudicial.

O oficial de registro de imóveis também irá notificar a União, o Estado, o município e o Distrito Federal pessoalmente ou por correio com aviso de recebimento para que se manifestem sobre o pedido. Serão, por fim, intimados os terceiros eventualmente interessados, por meio de edital a ser publicado em jornal de grande circulação. Os prazos, nos três casos, têm a mesma duração: 15 dias.

Caso, o oficial de registro tenha alguma dúvida sobre os fatos, poderá solicitar ou realizar diligências para sua elucidação. Se, depois de realizadas, perceber que a documentação não está em ordem, deverá rejeitar o pedido.

Se não houver contestação do pedido e não houver pendência de diligências, o oficial de registro de imóveis irá registrar a aquisição do imóvel com as descrições apresentadas, sendo permitia a abertura de matrícula, se for o caso.

Contudo, se houver impugnação, pelo detentor de direito real sobre o imóvel, pelo confinante, pelos entes federados ou por terceiro interessado, o cartório enviará os autos ao juízo competente da comarca da situação do imóvel, devendo o requerente emendar a petição inicial para adequá-la ao procedimento comum

É importante salientar que com o princípio da inafastabilidade da jurisdição, a rejeição do pedido pelo cartório de registros, não impede o ajuizamento de ação de usucapião.


William Ferraz – Facebook: www.facebook.com/wferraz

Profissional da área de T. I. Há 20 anos agora dedica-se ao aprendizado do Direito, é estudante do 6º semestre das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU onde é Presidente da Representação Discente e membro da Comissão de Acadêmicos de Direito da OAB-SP e colunista semanal do blog Endireitados.

Dicas em 5 minutos novo CPC - Usucapio Extrajudicial

E sabia que o Endireitados está sempre presente como ferramenta de apoio ao estudo, através de um aplicativo para celular que possibilita você treinar para as questões dos Exames de Ordem anteriores, aprendendo com as mini vídeo questões?

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9976
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dicas-em-5-minutos-novo-cpc-usucapiao-extrajudicial/319684276

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião Ordinário Ação de Usucapião Ordinário Ação de Usucapião Ordinário - Usucapião

Leandro Fialho, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Termo de declaração de vizinho confinante para ação de Usucapião

CMARB Mediação e Arbitragem, Advogado
Notíciashá 4 anos

Notificação de Usucapião Extrajudicial Ordinário

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 3 anos

Posse e retenção por benfeitorias

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião Ordinário de Imóvel Urbano - Usucapião

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Só faltou dizer no artigo que a Ata Notarial é um requisito obrigatório para usucapião extrajudicial. Mas no resto está muito bom o artigo. continuar lendo

Ótima e resumida matéria, só não entendi a obrigatoriedade do advogado. continuar lendo

bom!!! Ainda nao vi nenhuma materia sobre mudanças na imissao na posse com novo CPC continuar lendo

Bom dia, preciso de orientação ou até mesmo o número do telefone de um advogado para que eu faça o registro da minha casa, entendam o meu caso: eu tenho 33 anos de idade, moro na mesma casa a 32 anos, com 1 ano de idade vim pra essa casa, eu, meu pai e mais 3 irmão, no total de 6 pessoas, antes era apenas uma casa de taipa, 2 cômodos, sala e cozinha, terreno a posado, depois meus pais compram um terreno por trás maior um pouco e contruiu uma casa um pouco maior, aos 12 anos de idade minha mãe abandonou o lar, ficando apenas meu paI e mais 2 irmãos, onde o mais velho já tinha saído de casa (se casado), aos 16 anos comecei a trabalhar, aos 17 quase 18 comprei a casa do resto da família que ficou na casa 12.000,00 ficou 6 para meu pai, 2 para minha irmã e 2 para meu irmão, 2 pra mim total de 12.000,00, já faz 16 anos que moro sozinho, tenho papéis de energia, telefone e água guardados em meu nome desde quando comecei a morar sozinho, preciso fazer o registro da minha casa para melhor me organizar, como devo proceder? 85-987089090 oi/whatsapp, 85-999883030 tim, clairton1@hotmail.com, fico grato por qualquer ajuda, adoro esse site, todo dia leio os artigos, um grade Abraço a todos... continuar lendo