Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Excludentes de Ilicitude

Publicado por Endireitados
há 8 anos

Excludentes de Ilicitude

Considerando que a ilicitude ou antijuricidade “exprime a relação de contrariedade de um fato com todo o ordenamento jurídico (uno e indivisível), com o Direito positivo em seu conjunto” (PRADO, 2014, p. 170), deve esta, ao contrário do juízo de tipicidade, que possui um aspecto positivo (subsunção de um fato concreto ao tipo penal), ser analisada por critérios de caráter negativo, ou seja, se opera no caso alguma norma permissiva.

Desta forma, se inexistir qualquer causa de justificação, a ação típica será considerada ilícita. Se houver, será permitida, isto é, não constituirá determinada ação um crime, porquanto ausente um de seus elementos (fato típico, antijurídico e culpável).

Nesta toada, a doutrina e jurisprudência pátria classificaram as excludentes de ilicitude da seguinte forma:

  • Previstas na Parte Geral do Código Penal: válidas para todas as condutas tipificadas na parte especial do Código Penal, assim como em leis penais especiais. Exemplos: estado de necessidade (artigos 23, inciso I, e 24); legítima defesa (artigos 23, inciso II, e 25); estrito cumprimento do dever legal (artigo 23, inciso III); e exercício regular do direito (art. 23, inciso III).
  • Previstas na parte especial do Código Penal: válidas tão somente para alguns delitos. Exemplo: aborto necessário (art. 128, inciso I, CP) e aborto no caso de gravidez resultante de estupro (inciso II).
  • Consentimento do ofendido: trata-se de excludente não prevista expressamente na legislação (supralegal), consiste, em suma, “no desinteresse da vítima em fazer valer a proteção legal ao bem jurídico que lhe pertence” (NUCCI, 2012, p. 260).

A família Endireitados espera que tenham gostado da coluna de hoje e lhes deseja bons estudos para o Exame de Ordem e outras provas. Para dúvidas e sugestões, segue e-mail: richardlucaskondo@gmail.com. Até a próxima, Endireitandos!

Referências:

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral: parte especial. 8 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. 9. Ed. Ver. E atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014

Excludentes de Ilicitude

E sabia que o Endireitados está sempre presente como ferramenta de apoio ao estudo, através de um aplicativo para celular que possibilita você treinar para as questões dos Exames de Ordem anteriores, aprendendo com as mini vídeo questões?

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3720
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/excludentes-de-ilicitude/272695085

Informações relacionadas

Artigoshá 9 anos

Do Aborto - Artigo 124 a 128 do Código Penal

Andre Ricardo Cintra, Advogado
Artigosano passado

A nova qualificadora nos crimes de homicídio de menores de 14 anos

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

Prisão em flagrante e as excludentes de ilicitude

Adriano Gnoatto, Advogado
Artigoshá 5 anos

Controle da Administração Pública

Julio Dias, Advogado
Artigoshá 6 anos

Crime omissivo próprio e impróprio

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente artigo! continuar lendo

Ótimo artigo, uma vez que, apesar de o assunto admitir extensa análise, o artigo cumpre plenamente o que se propôs: expor de forma clara, objetiva e compreensível os elementos essenciais da matéria. continuar lendo