Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Engraxate é aprovado no Exame de Ordem

Joaquim Pereira, de 26 anos, pagou o curso de Direito com o dinheiro das engraxadas. Os planos, agora, são advogar e prestar concursos

Publicado por Endireitados
há 9 anos

Engraxate aprovado no Exame de Ordem

O vai e vem de advogados na porta dos tribunais de Goiânia chamou a atenção do engraxate Joaquim Pereira, de 26 anos, que queria se estabelecer em um ponto onde tivesse muitos clientes. A ambição e os planos, no entanto, acabaram mudando. As conversas entre uma engraxada e outra fizeram Joaquim decidir seguir carreira na área jurídica.

Ele prestou vestibular, ingressou em uma faculdade de Direito e se formou com o dinheiro conquistado como engraxate. Na sequência cursou uma pós-graduação em Direito Público.

Nesta semana, oito anos após chegar a Goiânia, recebeu a notícia que está entre os aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, portanto, apto a advogar. “Foi uma conquista. Revejo a minha trajetória e sei que essa é mais uma etapa vencida na minha vida.” Joaquim nasceu em Monte Alegre de Goiás, a mais de 560 quilômetros de distância da capital.

Esta, entretanto, não foi a única tentativa de Joaquim. “Fiz várias vezes o exame antes mesmo de terminar o curso. Me formei em 2012 e desde então fui tentando, fui insistindo, como tudo que faço na vida, e consegui. Tive também o apoio dos meus pais que sempre me tranquilizaram”, conta.

Futuro

A profissão que rende até R$ 3 mil por mês a Joaquim será mantida até o final do ano. Para 2016, porém, uma nova meta já foi traçada: “Estudei muito, virei noites para conseguir passar no exame da ordem e agora quero curtir um pouco. Ano que vem pretendo começar a advogar e contribuir para uma sociedade melhor. Me preparei e espero que a minha vida tome novos rumos”, afirma.

Ao olhar para a caixa de engraxate, porém, as lembranças voltam à cabeça. “Representa um trampolim na minha vida. Foi onde tudo começou e de onde tirei grandes conquistas.”

Nem sempre foi assim. Quando chegou em Goiânia, em 2007, para morar com um dos irmãos, queria trabalhar em uma grande empresa. “Engraxar era a última coisa que eu queria fazer na vida.” Mesmo assim trouxe na bagagem o caixote com uma certeza: “Se tudo der errado, tenho como sobreviver. Vi que ganharia mais dinheiro como engraxate e voltei à profissão”.

Agora ele pretende continuar estudando para prestar concursos públicos. “Se tudo der certo, quem sabe não viro um desembargador?”

Incentivo

A iniciativa de Joaquim foi bem vista pelos clientes que, em diversas oportunidades, incentivaram o sonho do rapaz. Em outras vezes, a ajuda foi financeira. “As pessoas me apoiavam bastante, diziam para seguir em frente. Até mesmo alguns juizes me deram conselhos e diziam para pegar firme no estudo”, conta. “Outros me davam dinheiro, às vezes, e eram principalmente as pessoas mais humildes que contribuíam. Não era por pena. Era incentivo mesmo”. De um empresário recebeu durante quase todo o curso uma ajuda para os estudos.

Fonte: O Popular

Esforço, dedicação e persistência! Um bom exemplo para quem tem este desafio pela frente!

E sabia que o Endireitados está sempre presente como ferramenta de apoio ao estudo, através de um aplicativo para celular que possibilita você treinar para as questões dos Exames de Ordem anteriores, aprendendo com as mini vídeo questões?

Engraxate aprovado no Exame de Ordem

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações434
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/engraxate-e-aprovado-no-exame-de-ordem/241268077

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns a nosso novo colega de profissão. continuar lendo

- Isso é muito bom, isso mostra o outros lado da vida... de quem tem uma outra profissão! - Meus parabéns pela conquista, e certamente será um renomado Advogado! continuar lendo