Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Gestão do tempo e estratégia no dia do Exame de Ordem

Publicado por Endireitados
há 9 anos

Gesto do tempo e estratgia no dia do Exame de Ordem

O Endireitados vem constantemente abordando assuntos para uma preparação assertiva, focando nas metas, planejamento, metodologias de estudo e fatores externos que auxiliam na preparação. Hoje iremos abordar exclusivamente as dicas para a realização do Exame da Ordem.

A gestão do tempo e estratégia na execução da prova controla a ansiedade, dando ao Examinando a calma necessária para concluir a prova com tempo necessário para transcrever as respostas no caderno oficial.

A prova tem duração de 5 horas e é composta de 80 questões:

  • 20 minutos obrigatoriamente devem estar reservados para o preenchimento das respostas no caderno oficial;
  • estime de 2 a 3 intervalos para uma pausa e descanso durante a prova. A soma destes, não pode passar de 10 minutos ao todo;
  • assim são 4 horas e 30 minutos para a resolução das 80 questões, com um tempo estimado de 3 minutos e 30 segundos por questão.

Primeiro de tudo: Prática. Realize um bom monitoramento do seu tempo treinando as questões dos Exames da Ordem anteriores. Este é um dos motivos pelos quais o Endireitados determina um tempo de 180 segundos para resposta da questões. Queremos paulatinamente preparar você no tempo necessário para concluir a prova com calma.

Estratégia para resolver a Prova

Nossa sugestão em relação a isso é muito simples. Seja prático, comece pelas disciplinas que você tem maior facilidade. Você não precisa seguir a ordenação padrão da prova. Separe a prova em alguns agrupamentos (ex: da questão 01 a 19, da 20 a 43, da 44 a 58, etc.) e faça a sua ordem de resolução das questões, conforme as disciplinas que você tenha maior afinidade. Deixe o mais difícil para o final, quando a fadiga mental começar a dificultar seu desempenho.

E comece a resolver a prova pelas questões de Ética. Mesmo apresentando a estratégia de mudar a ordem de resolução da prova e sabendo que as questões de ética geralmente são as primeiras, comece por Ética. Como essa disciplina é a que revisou na última semana de estudo (e a seguir vamos falar mais sobre isso), o conteúdo tende a estar mais “fresquinho” na memória. Mas a seguir voltamos a esse assunto, vamos antes disso apresentar a ordenação de questões em sua prova.

Ordem de apresentação das matérias nas últimas provas

1ª Ética: 01 – 10

2ª Filosofia: 11 – 12

3ª Direito Constitucional: 13 – 19

4ª Direitos Humanos: 20 – 22

5ª Direito Internacional: 23 – 24

6ª Direito Tributário: 25 – 28

7ª Direito Administrativo: 29 -34

8ª Direito Ambiental: 35 – 36

9ª Direito Civil: 37 – 43

10ª ECA: 44 – 45

11ª Direito do Consumidor: 46 – 47

12ª Direito Empresarial: 48 – 52

13ª Processo Civil: 53 – 58

14ª Direito Penal: 59 – 64

15ª Processo Penal: 65 – 69

16ª Direito do Trabalho: 70 – 75

17ª Processo do Trabalho: 76 – 80

Ética e Estatuto da OAB: a matéria da sua aprovação

Nos dias que antecedem a prova da OAB seu foco deve ser exclusivo na matéria de Ética. GABARITAR em ética é FUNDAMENTAL para um bom desempenho na primeira fase. Com um volume de conteúdo pequeno e uma significativa quantidade de questões na prova, a matéria é torna-se essencial na conquista de sua aprovação.

Ter um resultado excelente em Ética não é algo tão difícil, se comparado com a dificuldade da 1ª fase como um todo. Para ter um bom desempenho na matéria siga esse breve roteiro de revisão:

  • Leia a legislação e regulamentos de 3 a 5 vezes. Tenha calma e bastante atenção no estudo dessa matéria, pois a mesma pode garantir o pontinho que faltou para aprovação na última edição do Exame da Ordem.
  • Resolva todos os exercícios das últimas 10 edições do Exame de Ordem. Revise a fundo todos os seus erros na resolução dos exercícios. Mesmo nos acertos, busque a motivação de cada alternativa estar incorreta.
  • No dia que antecede a prova, faça uma releitura da legislação e regulamento pelo menos mais duas vezes.

Caso você siga com rigor esse breve roteiro de estudos para Ética, você conseguirá entre 8 e 10 acertos (um quarto do necessário para a aprovação)!

Gesto do tempo e estratgia no dia do Exame de Ordem

E o Endireitados está sempre presente como ferramenta de apoio ao estudo, através de um aplicativo para celular que possibilita você treinar para as questões dos Exames de Ordem anteriores, aprendendo com as mini vídeo questões.

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações606
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestao-do-tempo-e-estrategia-no-dia-do-exame-de-ordem/227804754

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)