Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Dicas em 2 minutos: arquivamento do Inquérito Policial

Publicado por Endireitados
há 9 anos

Dicas em 2 minutos arquivamento do Inqurito Policial

O colunista especialista em Direito Penal e Processual Penal Richard Lucas Kondo apresenta o arquivamento do Inquérito Policial. Caso queria relembrar os posts desta semana, basta acessar o assunto desejado:

Classificação dos crimes I

Classificação dos crimes II

Importante lembrar que as matérias representam 11 questões do Exame de Ordem. E o Endireitados está sempre presente como ferramenta de apoio ao estudo, através de um aplicativo para celular que possibilita você treinar para as questões dos Exames de Ordem anteriores, aprendendo com as mini vídeo questões.

Exame de Ordem e o arquivamento do inquérito policial

Na esteira das colunas postadas anteriormente sobre o inquérito policial e suas peculiaridades, em especial no que se refere ao seu encerramento, expôs-se que, concluídas as investigações e feito o relatório do que foi apurado pela autoridade policial, devem os autos ser enviados ao juízo competente, nos termos do artigo 10, § 1º do CPP.

Trouxe-se ainda que, após o procedimento supracitado, os autos devem ser remetidos pelo Poder Judiciário ao Ministério Público ou, conforme o caso, do titular da pretensão acusatória (ação penal privada), para as medidas cabíveis, in verbis:

  • Requerer a devolução do inquérito à autoridade policial para a realização de novas diligências imprescindíveis ao oferecimento da inicial (art. 16, do CPP);
  • Oferecer a denúncia ou, na hipótese de ação penal privada, a queixa-crime;
  • Requerer o arquivamento do inquérito (art. 28, do CPP).

Nesta toada, o objeto de análise de hoje será sobre o arquivamento do inquérito policial, providência que somente caberá ao juiz, a requerimento do Ministério Público, titular da ação penal pública, salvo quando reconhecida causa extintiva de punibilidade, na qual deverá o juiz declará-la de ofício (art. 61, do CPP).

Isto posto e a título de complementação, vale ressaltar que, nos moldes do artigo 17, do CPP, “a autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito”.

Ademais, nos casos de ação penal pública, se porventura o juiz considerar improcedentes as razões invocadas pelo Ministério Público para o arquivamento dos autos, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender (art. 28, do CPP).

Outrossim, tratando-se de ação penal privada, não haverá necessidade de o ofendido se manifestar pelo arquivamento, podendo se abster tão somente ao decurso do prazo decadencial sem o oferecimento da queixa-crime, pois neste caso não vigora o princípio da obrigatoriedade da ação penal, mas sim o da oportunidade. Todavia, se o ofendido o requerer, referido pedido será considerado como renúncia tácita e extinguirá a punibilidade do suposto agente (art. 107, V, do CP).

Por fim, insta salientar que se o arquivamento se basear na falta de provas para a promoção da ação penal, “a autoridade policial poderá proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notícia” (art. 18, do CPP).

A família Endireitados espera que tenham gostado da coluna de hoje e lhes deseja bons estudos para o Exame de Ordem e outras provas. Para dúvidas e sugestões, segue e-mail: richardlucaskondo@gmail.com. Até a próxima, Endireitandos!

Obra consultada: CAPEZ, Fernando. Curso de processo penal. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25381
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dicas-em-2-minutos-arquivamento-do-inquerito-policial/227600851

Informações relacionadas

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigoshá 5 anos

Arquivamento e desarquivamento do Inquérito policial - Resumo

Vanessa Macario, Delegado de Polícia
Artigoshá 4 anos

É constitucional a tramitação direta do inquérito policial entre o Delegado de Polícia e o Ministério Público?

Dr Francisco Teixeira, Advogado
Artigoshá 5 anos

Quem pode arquivar inquérito policial?

Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
Artigoshá 3 anos

O arquivamento do inquérito não impossibilita a ação privada subsidiária

Sérgio Vaz, Advogado
Notíciashá 4 anos

Criança autista tem assegurado o direito de repetir ano escolar

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mas no caso da ação penal privada, após o decurso do prazo decadencial sem o oferecimento da queixa-crime pelo ofendido o que acontece? O juiz deve requerer o arquivamento? Ele o faz de ofício? Ou é arquivamento automático?
Obrigado! continuar lendo

o juiz não requer o arquivamente de ofício em hipótese alguma. Quem requer o arquivamento é o representante do Ministério Público, ou o ofendido, nas ações privadas (em que pese, nesta hipótese, o normal é o ofendido deixar de oferecer a queixa-crime no prazo legal, o que ocasiona a decadência do direito de oferecimento da queixa). De uma forma ou de outra, seja por meio de manifestação expressa do ofendido, seja pela sua omissão, partirá do Ministério Público o requerimento de arquivamento ao juiz sob o fundamento do art. 107, incisos IV ou V, do CP. continuar lendo