Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Exame da Ordem e Concursos: Getting things done!

Pensando na eficácia, otimização e completude das atividades, o Endireitados traz uma ferramenta parai auxiliar você no Exame da Ordem e Concursos Públicos.

Publicado por Endireitados
há 9 anos

Exame da Ordem e Concursos Getting things done

Pensando na eficácia, otimização e completude das atividades, o blog Endireitados traz uma ferramenta que com certeza vai auxiliar você para o Exame da Ordem e Concursos Públicos.

O livro Getting Things Done, que no Brasil ganhou as traduções de “Produtividade Pessoal” e mais recentemente “A Arte de Fazer Acontecer” mudou a forma de organizar as atividades. Longe de ser um livro de auto-ajuda, a obra de David Allen traz na verdade uma eficiente metodologia de organização pessoal com o objetivo de:

  • Fazer você trabalhar menos tempo
  • Fazer você trabalhar mais produtivamente
  • Liberar sua mente para pensar em coisas criativas
  • Ter controle sobre (quase) tudo o que você tem a fazer

Embora sejam tratados por alguns como revolucionários, os ensinamentos de David Allen na verdade compõem apenas uma método claro para as pessoas aprenderem a lidar melhor com seus afazeres.

Todos nós lidamos com eles todos os dias, mas fazemos isso muito mais intuitivamente do que organizadamente. O segredo da metodologia GTD está apenas em organizar a forma como processamos e executamos essas informações.

O conceito da metodologia GTD

O conceito-chave do método de Allen é que a produtividade das pessoas é proporcional à capacidade de deixar o trabalho fluir. A idéia é mantenha o foco nos resultados ad infinitum e sempre execute a ação mais imediata da atividade mais importante. Esse conceito obviamente é muito mais destrinchado no livro, indispensável mesmo com as diversas informações disponíveis na web sobre a metodologia.

O GTD orienta a retirar tudo das nossas cabeças, colocando as pendências que temos em um sistema confiável, que seja revisado periodicamente. Com a mente livre de lembrar de tudo o que temos a fazer, aumenta o espaço disponível para a criatividade e a solução dos problemas.

O fluxograma da metodologia

Essas são as cinco macro-etapas do Getting Things Done:

  1. Coletar
  2. Processar
  3. Organizar
  4. Revisar
  5. Executar

Primeiro devemos coletar – física e mentalmente – todas as pendências que temos, todas mesmo. Depois que estiverem todas reunidas em um sistema confiável e fora de sua cabeça, devemos processá-las e organizá-las uma a uma, perguntando-se o que é, se é passível de ação (se não for, arquiva-se), e qual encaminhamento deve ser dado (fazer na hora, delegar, adiar ou pôr no calendário).

Veja como funciona, no diagrama feito pelo site Gestão de Tempo:

Exame da Ordem e Concursos Getting things done

O último ato é executar, perguntando-se sempre qual o primeiro passo em termos de movimento físico que deve ser feito para que aquela pendência deixe de ser uma pendência.

Fonte: Mude. Nu

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1453
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exame-da-ordem-e-concursos-getting-things-done/191052671

Informações relacionadas

Aroldo Maciel, Defensor Público
Artigoshá 8 anos

Aplique o método GTD (Getting Things Done) no concurso público

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns! Ótimo artigo, gostaria de contribuir.

A Advocacia está muito competitiva e com a disseminação da internet e das redes sociais ficou ainda mais competitivo ainda.

Hoje no Brasil contamos com mais de 1.300 Faculdades de Direito, próximo de 5 milhões de estudantes de Direito, desses estudantes 150 mil fazem o Exame da OAB todos os anos. Somos o 2º País com mais Advogados, só perdendo para os Estados Unidos.

Infelizmente por falta de informação e capacitação especializada Acabamos nos perdendo pelo caminho e nos atolando em audiências e prazos, não percebendo que precisamos ter sabedoria, a advocacia é uma dádiva um privilégio e não um fardo insuportável que queremos nos livrar a qualquer preço. continuar lendo

Fantástico! continuar lendo