Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Exame da Ordem e os princípios administrativos - parte II

Publicado por Endireitados
há 9 anos

Hoje continuaremos a ver os princípios administrativos, focando nos princípios constitucionais explícitos que também são ligados a administração pública. Para reavivar a memória, que tal verificar os posts anteriores sobre o assunto, voltado para o Exame da Ordem?

Direito Administrativo

Princípios administrativos – parte I

Vamos ao tópico do post de hoje:

Princípio do devido processo legal:

O devido processo legal ou due process of law é aquele estabelecido em lei, configurando uma verdadeira garantia para ambas as partes, onde visualizam um processo administrativo tipificado e determinado, sem supressão de atos essenciais, conforme estabelecido no art. , LIV da Constituição.

Princípio do Contraditório:

Conforme estabelecido no art. , LV da Constituição, é a bilateralidade, é o conhecimento de todos os atos praticados no processo administrativo. Deve ser dada a possibilidade das partes influírem no convencimento do magistrado (binômio: ciência e participação). Para toda alegação fática ou apresentação de prova, feito no processo por uma das partes, gera para o adversário o direito de se manifestar, ocasionando um equilíbrio entre a força imperativa do Estado e a manutenção do estado de inocência.

Princípio da Ampla Defesa:

Ampla defesa, estabelecida no art. , LV, da Constituição, é dar a chance, a oportunidade para a outra parte envolvida no litígio se defender das alegações feitas. Deve ser assegurada a ampla possibilidade de defesa, lançando-se mão dos meios e recursos disponíveis. Adoutrina mais abalizada costuma fazer uma divisão didática do assunto: determina a ampla defesa como o gênero, e nomeia a defesa técnica, realizada por profissional habilitado, e autotutela, feita pelo próprio imputado, como espécies.

OBS. Com relação à temática da ampla defesa há um choque de entendimento sumular entre os dois principais tribunais superiores do país. A Súmula 343 do STJ menciona que “é obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar”. Por sua vez, a Súmula Vinculante 5 do STF nos ensina que “a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição”.

Princípio da Vedação da Prova Ilícita:

Assim como no processo judicial, a produção de provas na área administrativa também deve ser obtida de forma lícita, seguindo as normas previamente estabelecidas, como determina o art. LVI da Constituição.

Princípio da Presunção de Inocência:

Na esfera administrativa também cabe a presunção de inocência até o trânsito em julgado da decisão final acusatória, conforme art. , LVII da Constituição. Vale ressaltar que, mesmo exaurida a via administrativa, após o trânsito em julgado da decisão, ainda é possível invocar a esfera jurisdicional, nos termos do princípio da inafastabilidade desta esfera.

Princípio da Razoável Duração do Processo:

O princípio da razoável duração do processo, ou princípio da celeridade processual, art. , LXXVIII, da Constituição, foi introduzido pela EC 45/04 e estabelece a agilidade e a desburocratização do processo para manter as garantias fundamentais do cidadão.

Por hoje é só pessoal!

Na próxima semana daremos a continuidade do estudo sobre os princípios administrativos. Dúvidas e sugestões, enviem comentários ou email para patricia.strebe@gmail.com. Bom estudos!

Baixe o Endireitados gratuitamente no seu celular!

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações357
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exame-da-ordem-e-os-principios-administrativos-parte-ii/187651085

Informações relacionadas

Endireitados
Notíciashá 9 anos

Princípios administrativos – parte I

Endireitados
Notíciashá 9 anos

Estrutura da Administração Pública - parte I

Endireitados
Notíciashá 9 anos

Exame da Ordem: Princípios administrativos - parte III

Endireitados
Notíciashá 9 anos

Princípios administrativos - parte IV

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)